1. Deixar de buscar a perfeição
Apesar do que os meios de comunicação social lhe possam fazer acreditar, não existe uma forma perfeita de comer mais saudável. Isto significa que as suas refeições não têm de ser caras, complicadas, demoradas, ou com uma imagem perfeita.
Em vez disso, é importante ser realista e fazer o melhor que puder para ajudar a sua família a fazer escolhas saudáveis.
Além disso, ao tirar a pressão para ter uma dieta perfeita, é mais provável que encontre uma forma mais saudável de comer que funcione para a sua família.
2. Evite rotular os alimentos como fora dos limites
Embora alguns ingredientes sejam certamente mais nutritivos do que outros, é importante fomentar uma relação saudável com os alimentos, evitando linguagem como “ruim” ou “fora dos limites”.
Além disso, ser demasiado restritivo pode criar estresse e tensão em torno da hora das refeições. O ideal é comer de tudo sempre que possível. Muitas vezes os doces são rotulados como algo ruim, e na verdade não são, quando ingeridos na quantidade certa.
Você sabia por exemplo que o chocolate amargo é um dos alimentos que melhoram a circulação peniana? Além disso, ele pode ajudar as mulheres durante os períodos pré-menstruais.
Todo alimento pode ser bom quando consumido na quantidade adequada.
3. Manter o planejamento das refeições simples
O planejamento das refeições é uma grande estratégia de poupança de tempo, uma vez que só se tem de ir às compras de mercearia uma ou duas vezes durante a semana. No entanto, decidir quais as receitas a fazer pode ser complicado.
Embora haja uma altura e um lugar para experimentar uma receita nova e extravagante que encontrou no Pinterest, é melhor ater-se a ideias simples de refeições durante a semana.
Outra dica é fazer do planejamento de refeições é fazer disso um processo colaborativo, mantendo uma folha de papel ou um quadro na cozinha para criar uma lista recorrente de ideias de refeições para as quais toda a família pode contribuir.
Está cansado de fazer as mesmas refeições todas as semanas? Revise livros de receita que possam estar a ganhar pó na cave ou no sótão e marcar receitas que esteja interessado em fazer como família.
4. Otimizar os legumes para a hora do lanche
Se tiver a escolha entre cortar vegetais para um lanche ou simplesmente pegar um pacote de salgadinho, é provável que ganhe o que for mais conveniente.
Encoraje a sua família a lanchar vegetais, tendo lavado e cortado opções prontas. Basta cortar os legumes em palitos ou tiras e armazená-los em recipientes transparentes, como marmitas.
Desta forma, os legumes são facilmente visíveis e rápidos de pegar e comer. Você pode até colocar um molho nutritivo, como salsa, hummus, ou iogurte, ao lado do frasco de vegetais para um lanche completo.
5. Faça uma refeição para toda a família
Pode ser tentador manter os membros da família felizes preparando mais de uma refeição na hora do jantar. Embora possa parecer mais fácil no momento, comer a mesma refeição é importante para colocar a sua família no mesmo caminho com hábitos mais saudáveis.
No entanto, isso não significa que tenha de forçar os seus filhos a comer alimentos de que eles não gostem.
Se tiver um bebê em casa, você pode pensar em como incluí-los também na refeição familiar. Para bebês com mais de 6 meses, basta fazer purê ou cortar os alimentos que preparou em consistências adequadas com base no desenvolvimento do seu filho.
Certifique-se apenas de introduzir apenas um novo alimento de cada vez para ajudar a identificar potenciais alergias ou intolerâncias alimentares.
Se alimentar é o primeiro passo para emagrecer de forma saudável sem depender de fitoterápicos, como a maca peruana, entre outros. Por isso, implemente hábitos saudáveis na sua rotina e veja como os resultados serão cada vez melhores!