Mais de um ano se passou desde que fiz o vídeo
vídeo no canal principal sobre o pacote de serviços essenciais
Denunciando uma prática comum a todos os bancos brasileiros que esconde de seus
clientes a existência de um tipo de pacote de serviços chamado: Serviços Essenciais,
onde qualquer pessoa poderia ter uma conta corrente ou poupança sem a necessidade
de pagar um centavo por isso! Além disso, se você ainda não assistiu a este vídeo
, assista, porque é mais real do que nunca! Você só precisa clicar nesta imagem que aparece
na tela.. depois de voltar aqui para continuar assistindo o vídeo.
Bom, o motivo de eu estar aqui hoje, é que os Bancos, por mais espertos que sejam,
e com o apoio do Banco Central, logicamente, perceberam que há uma lacuna na lei 3.919
do Conselho Monetário Nacional, no que diz respeito ao Essencial Conta de serviços!
A lacuna é a seguinte: Os Bancos, eles não podem se recusar a alterar
a conta já aberta de um cliente! Mas eles podem se recusar a abrir uma nova conta! Ou seja, se o cliente tiver uma conta corrente
onde paga uma tarifa de pacote de serviços de 20 reais, por exemplo, e se quiser
mudar essa conta para o pacote de serviços essenciais, onde não pagaria nada, então
o Banco , neste caso, não podem fazer nada , pois não podem se recusar a fazer essa
alteração! Mas se a pessoa não for cliente do banco
e quiser abrir uma nova conta, a lacuna está aqui, pois o Banco pode se recusar a abrir a
conta para um novo cliente! (Carimbo: Recusado) Já que o Banco Central permite que as
instituições financeiras façam uma avaliação de crédito do cliente do cliente, inadimplência e outros…
O que é bom, até para evitar fraudes, lavagem de dinheiro, golpe contra o próprio
instituto financeiro. Mas o único detalhe que o banco não é obrigado a dizer porque a
abertura da conta foi redistribuída, nenhum relatório, nem nada… o banco simplesmente pode dar a
desculpa de que o perfil do cliente não está de acordo com o perfil do banco.
Só isso! E o problema é que, muitos gerentes de banco,
quando percebem que a pessoa só quer abrir uma conta de serviços essenciais, e não vai
ser nem um pouco, rentável para ele, ajudando a bater as metas que ele é obrigado a bater
todos os meses, ele rapidamente se recusa a abrir a conta! E se a mesma pessoa abrisse uma
conta convencional, ou seja, pagando um pacote de serviços caro e aceitasse
um cartão de crédito que o gerente empurrou, a conta seria aberta normalmente e
sem dificuldades! Então, a dica que te dou é essa:
você tem que seguir as regras do jogo deles! Se você não tem conta corrente ou poupança
e quer abrir em determinada agência (de qualquer banco)… aceite tudo que o
gerente tentar empurrar para você, o que geralmente é um pacote de serviços com tarifas de
20, 30, 50 reais ou até mais e com algum cartão de crédito (onde obviamente você vai ter que
pagar uma anuidade muito cara! Às vezes eles te dão uma desculpa de que você não teria que
pagar a anuidade no 1º ano, e você esquece isso, e no 2º ano, você paga muito por isso!).
E abrindo um parêntese aqui: o cartão de crédito não tem nada a ver com sua
conta corrente ou poupança! São produtos totalmente independentes…
além disso, você pode ter um cartão de crédito de um banco, mas não necessariamente ter uma
conta corrente nesse banco. Por exemplo, você pode ter um cartão de crédito do Itaú, mas sua conta pode ser
do Bradesco, não há problema nisso.
Mas, fechando os parênteses e voltando à ponta do pacote de serviços essenciais.
Uma vez aberta a conta, você pode solicitar imediatamente a mudança desta conta
para o pacote de serviços essenciais, e solicitar também, obviamente, o cancelamento
do cartão de crédito, ou de qualquer outro serviço que o gerente o obrigou a aceitar e
você não usar. Nesse caso, eles não podem se recusar a fazer essa
alteração. Já que você não está mais abrindo uma nova conta, mas sim alterando uma
conta que já existe! Chupa bancos! E no caso do gerente espertinho se recusar
a mudar de conta, entregue a ele o documento que deixarei na descrição deste vídeo,
ou clique nesta foto que está aparecendo na tela! No caso desse gestor não
faça, dizendo que esse tipo de pacote não existe, ou que o sistema bancário não
faz, ou que a tarifa de serviços essenciais seria apenas para pessoas de baixa renda, ou
qualquer outra desculpa esfarrapada, exija uma declaração escrita deste gerente
, pois você está entregando um documento escrito para eles, então, nada mais natural que
você receba uma resposta também por escrito, assinada pelo gerente e com o carimbo do banco.
Mas mesmo que o gerente se recuse a lhe dar algo por escrito, não há problema.
Você pode ir para casa, e entrar em contato com o atendimento ao cliente deste banco, ser por telefone
(geralmente o pessoal do atendimento ao cliente tem um treinamento um pouco melhor comparado
aos gerentes para essas coisas) e não se esqueça de anotar o número do protocolo , pois se o
atendimento ao cliente não resolver o problema faça uma reclamação no site do Banco Central,
certamente seu problema será resolvido 😉
Vou deixar o link para fazer reclamação ao Banco Central na descrição do vídeo !
Então é isso, simples assim! Já que eles querem ser ‘inteligentes’, nós
temos que ser mais do que eles! E depois de ter sua conta livre de impostos
para o resto da vida, não esqueça do Otário aqui, hein?! Porque se
cada uma das pessoas que obtiverem isenção de tarifa assistindo meu vídeo
doar uma pequena porcentagem da economia que tiveram ao longo do ano,
a situação financeira do Canal do Otário hoje, seria muito melhor!
Espero que tenham gostado e que este vídeo tenha sido útil para vocês!
Até a próxima! [traduzido por Vitor Utrila]